Airfluencers, empresa de geração de inteligência a partir de dados das redes sociais, analisou mais de 83 mil posts no Twitter sobre o período da Black Friday. O levantamento, que faz um comparativo entre 2016 e 2017, aponta as intenções de compra dos internautas, além de revelar as empresas mais citadas pelos usuários. 

Segundo o estudo que analisou os períodos de 22/09/16 a 21/11/16 e 22/09/17 a 21/11/17, os consumidores devem desembolsar mais do que em 2016 na data, demonstrando maior intenção de compra, mas as críticas em relação às promoções e às marcas cresceram. Dos 83.810 mil comentários na rede social, 41% são negativos. Em 2016, a pesquisa mostrava que, dos mais de 81 mil tuites monitorados, apenas 14% traziam menções negativas. 

Entre os produtos buscados, livros (29,5%) e celulares (20,5%) são os mais comentados entre os usuários da plataforma, com crescimento de 3 e 2,2 pontos percentuais em relação ao ano passado, respectivamente. Já tuites relacionados a games (15%) e roupas (12,6%) registraram queda de 1% e 0,5% comparado à 2016. Porém, o ponto que mais chama atenção entre os resultados é o crescimento pelo interesse na aquisição de viagens. No último ano, esse item não aparecia no ranking dos cinco artigos mais desejados e hoje está em 6% dos comentários e em quinto lugar nesse TOP 5.  

Com relação aos comentários sobre as empresas, independentemente de serem positivos, negativos ou neutros, o posto de campeã segue com a Amazon com 22% das menções – a empresa também ficou no topo do Twitter em 2016. Na segunda colocação está a Walmart (20%), seguida por Saraiva (9%) e Americanas.com (8%). A Airfluencers verificou que o site de compras Submarino caiu nas menções do público, passando da quinta posição (5,9%) posição para a décima posição (2,5%). Já a Netshoes subiu de posição e ocupa o quinto lugar no ranking das cinco companhias mais citadas. 

Quando o assunto são fabricantes de produtos eletrônicos, outra empresa que está em queda no Twitter é a Apple, com 17% a menos de comentários relacionados à marca, em comparação a 2016. Em contrapartida, a japonesa Sony subiu no ranking com crescimento de 17%. 

Quando o assunto é internet, o brasileiro conta o humor e está presente nos posts monitorados. Alguns perfis do Twitter, como o Luscas (@luscas)questionam se haverá promoção de duas caras, enquanto o Bagulho Estranho (@twentypilotos) pergunta se haverá autoestima em oferta. Já Lucas Olioti (@t3ddyyyyy) pede para comprar amor e felicidade. 

Veja as informações completas no infográfico desenvolvido pela Airfluencers.