Os influenciadores digitais revolucionaram a forma como o público online consome conteúdo. Tornaram-se ídolos de muita gente que gosta de acompanhar suas atualizações em tempo real e carregam bastante credibilidade para recomendar produtos e serviços que tenham qualidade e identificação junto à sua audiência.

Já ficou bastante claro o quanto o trabalho do influenciador digital envolve o contato com o público online, não é? Portanto, uma personalidade desse tipo precisa priorizar a obtenção e a manutenção de boa quantidade de engajamento ao atuar nessa área. Isso significa incentivar, cada vez mais, a sua audiência a interagir.

Não se trata de um trabalho tão fácil assim. Forçar interatividade dificilmente traz bons resultados. O engajamento do público online é importante para influenciadores digitais, e somente é possível conquistá-lo ao gerar bastante identificação junto a essas pessoas e fazê-las se sentirem próximas.

Veja a seguir as melhores maneiras como os influenciadores podem valorizar o engajamento nas redes sociais.

Entender a audiência

Cada influenciador digital possui um tipo de audiência diferente. Algo essencial para transformar o engajamento em prioridade consiste em entender as expectativas dessas pessoas. Por que elas acompanham o conteúdo dessa personalidade? Quais características dela geram mais identificação nessas pessoas? Ao compreender esses detalhes, fica mais fácil adotar uma postura que atraia mais sucesso.

Influenciadores como a blogueira Camila Coelho ganharam exposição graças à habilidade de fazer recomendações certeiras ao público. Entendendo de moda e beleza, é capaz de apontar as melhores soluções para seus seguidores, algo que eventualmente se tornou um viés a ser explorado pelas marcas.

Criar oportunidades de interação

Engajamento não vem sozinho. Um influenciador digital precisa oferecer oportunidades para que ele aconteça.

Uma forma de conseguir isso é fazendo perguntas ao público, pedindo a opinião dele em relação a determinados assuntos ou até deixando que ele decida certos elementos do conteúdo. Por exemplo, um youtuber pode pedir ao público que vote nos comentários sobre o tema que os fãs desejam que seja abordado no próximo vídeo.

Dar atenção ao público

Parece óbvio, mas precisa ser mencionado: um influenciador que ignora a sua audiência dificilmente terá engajamento. Afinal, como não dá atenção às pessoas, logo elas vão perceber que não vale a pena enviar comentários e mensagens. Com o tempo, essa audiência vai sumir e o conteúdo deixará de ser popular. O influenciador deve reservar parte do seu dia para responder a perguntas e comentários, até mesmo críticas.

O youtuber Whindersson Nunes, por exemplo, ganhou destaque pelo seu jeito autêntico ao se dirigir ao público e produzir seu conteúdo. Hoje, é uma das principais referências dessa área graças ao contato que tem com a sua audiência.

Aprender com o feedback

O engajamento é essencial para que o influenciador digital continue tendo sucesso e cresça cada vez mais. Isso se deve ao fato de trazer feedbacks valiosos a respeito do seu conteúdo que precisam ser considerados. Sem a interação do público, fica impossível saber a opinião dele e de que maneiras melhorar a própria produção. Em um mercado concorrido como esse, é importante contar com todo o retorno possível.

Mauricio Cid, do Não Salvo, tornou-se influente graças ao conteúdo que recebia de seus seguidores. Ele é capaz de entender o que funciona na internet e construiu uma rede de entretenimento focada nisso. Um influenciador digital não é nada sem o seu público online.

A melhor maneira de garantir qualidade no trabalho e boa repercussão a partir dele está em buscar o engajamento da audiência. Se ela se importa o suficiente com o que está sendo criado para interagir, significa que aquela produção está cumprindo o seu papel correto. Dessa forma, o engajamento precisa estar no centro da estratégia de uma personalidade como essa.

Quais outras formas você conhece para os influenciadores digitais potencializarem o engajamento em seu conteúdo? Conte nos comentários!