Toda marca precisa aproveitar as ferramentas que possui à disposição para engajar seu público. Ficar de olho nas tendências é essencial. Um exemplo disso é o Instagram Stories, um recurso bastante útil para criar conteúdo.

Ele transmite uma sensação de exclusividade porque expira em 24 horas, além de permitir publicações mais espontâneas. É possível usar fotos e vídeos, além de uma série de filtros e stickers que podem deixar seus posts mais divertidos.

Para obter bons resultados com essa ferramenta, você precisa da habilidade de criar um stories estratégico para a brand persona da sua empresa. Sem isso, a sua comunicação ficará descaracterizada e você passará longe dos seus objetivos. Para evitar que isso ocorra, siga conosco e entenda como usar a ferramenta a seu favor!

O que é brand persona?

Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? A resposta dessa pergunta basicamente serve como um molde para a sua brand persona. A partir desse exercício, é possível definir uma série de características da sua estratégia de comunicação, já que foi definido um ponto de partida.

Por exemplo, uma loja de equipamentos esportivos pode ter como brand persona um jovem que pratica musculação e vários outros esportes. Assim, tem um dia a dia voltado à saúde, alimenta-se bem e sempre reserva um tempo para se divertir.

Ou seja, a brand persona deve ser uma união daquilo que a sua marca pretende ser com algo que gera identificação junto ao público-alvo dela. Deve existir um equilíbrio entre esse discurso e o seu cliente em potencial, portanto, elabore a sua brand persona com cuidado.

Como criar stories estratégico para a brand persona?

Tendo a brand persona da sua empresa bem definida, chega o momento de começar a utilizá-la em suas iniciativas de comunicação. Como o propósito desse conceito gira em torno de padronizar a forma como a sua marca fala, é algo que tem tudo a ver com o Instagram Stories.

Por ser um recurso que se baseia em uma sensação de exclusividade e autenticidade, a sua estratégia precisa estar altamente alinhada com as características da brand persona. Se a sua empresa se posiciona de determinada maneira no stories e de outra nas demais peças de marketing, haverá um grave problema de identidade.

Para não correr esse risco, certifique-se de planejar muito bem a sua entrada nesse novo canal de marketing. A atuação da sua marca no Instagram Stories precisa fazer sentido em relação ao restante da sua estratégia. Senão, vai prejudicar os seus resultados, em vez de melhorá-los.

Veja a seguir algumas dicas para criar um stories estratégico para a brand persona da sua empresa:

Use os recursos à disposição

O Instagram Stories possui filtros, stickers, texto, rabiscos e várias outras funcionalidades para dar outra cara ao seu conteúdo. Leve em conta a sua brand persona e pense em quais recursos ela utilizaria.

Comunique-se com o público

Os seus stories podem receber comentários e reações do público. Ninguém gosta de ser ignorado, então, certifique-se de responder a essas pessoas lembrando-se de adotar o tom de voz que condiz com a sua brand persona.

Invista em storytelling

O conceito de brand persona não deve vir sozinho ao trabalhar com sua estratégia de Instagram Stories. Um recurso altamente útil é o storytelling, já que permite à sua marca se apoiar em histórias com a ajuda da força que esse formato de conteúdo possui.

Documente sua brand persona

Assim como outros aspectos da sua estratégia, a sua brand persona precisa ser devidamente documentada para que sua equipe possa consultar as informações quando precisar. Crie uma rápida biografia com orientações a respeito do tom de voz, interesses, histórico, entre outros.

Vamos começar?

Agora que você já sabe a importância de trabalhar com uma brand persona e de que forma criar stories estratégico para se adaptar a ela, está na hora de iniciar sua campanha. O Instagram Stories surgiu como um canal robusto de comunicação para diversos segmentos, bastando implementar uma estratégia eficaz. Faça experimentos até chegar ao tipo de publicação ideal para os seus objetivos e mantenha-se em plena evolução.

Quer mais ajuda em sua estratégia? Entre em contato conosco por meio do site e conheça todas as possibilidades.