Empresas conscientes dos novos hábitos de consumo do mercado têm concentrado cada vez mais seus esforços de marketing no ambiente digital, em oposição aos meios tradicionais de promoção e publicidade. Uma das ferramentas percebidas como mais eficientes para isso é o marketing de influenciadores.

Os motivos para a aderência a essa prática e por que ela funciona são claros, e neste post vamos falar justamente sobre eles. Confira a seguir por que você também deve adotar essa tendência!

Tendência do marketing de influenciadores

Influenciadores digitais não são propriamente um fenômeno recente. Eles começavam com os blogs e aos poucos iam ganhando reputação com a ajuda do boca a boca e redes sociais mais arcaicas.

O crescimento da autoridade dos influenciadores, no entanto, realmente é recente. Ele se deu com a presença cada vez maior das redes sociais em nossa rotina e da facilidade de compartilhar conteúdos dentro delas, diretamente ligado ao avanço das conexões mobile e dos smartphones.

Esse foi um cenário propício para que os criadores de conteúdo ganhassem a imensa base de seguidores que possuem. E foi justamente essa base que chamou o interesse das empresas. Afinal, a ideia é que elas falassem com seu público-alvo não apenas por si próprias, mas por meio de pessoas que já tinham a confiança desse público.

Assim, cada vez mais empresas passaram a competir pela atenção desses influenciadores, ganhando visibilidade junto aos seguidores deles.

Base de seguidores fiéis

Um dos principais motivos pelo interesse de uma empresa no marketing de influenciadores é o público atingido pelo conteúdo que eles produzem. Bons influenciadores não são definidos apenas pela quantidade de seguidores que possuem, mas, principalmente, pelo engajamento que seu conteúdo gera.

Influenciadores digitais conhecem bem seus seguidores e não romperiam a confiança que adquiriram com eles ao divulgar algo que não seja de fato interessante. Portanto, um influenciador mantém sua reputação ao divulgar algo que realmente gosta e que acha que seria útil para seus seguidores.

Desse modo, a empresa deixa de contar apenas com a própria palavra para convencer seu público da qualidade do produto. Agrega-se o conceito de alguém de fora da empresa, que utilizou e gostou do produto, e aconselha a outros que também o usem.

Novos hábitos de compra do consumidor

O acesso à informação possibilitado pela internet tornou os consumidores muito mais céticos quanto à palavra das empresas. Com isso, meios tradicionais de publicidade foram perdendo seu espaço para comentários e conceitos positivos e negativos que clientes reais das empresas postam online.

Por isso, a grande maioria das jornadas de compra se inicia com uma pesquisa pela internet.

Ao adotar o marketing de influenciadores, você antecipa essa pesquisa e leva a um possível interessado um produto já com um conceito favorável. Leva um produto usado e aprovado por uma pessoa em cujo conteúdo esse interessado confia.

Presença digital ampla

Influenciadores cobrem uma área grande do ambiente digital. Isso é de seu próprio interesse, para que mantenham uma base de seguidores crescente e atinjam públicos em diferentes redes. Afinal, alguns seguidores têm o costume de utilizar o YouTube, outros o Facebook e outros, o Instagram. Mesmos os influenciadores se destacando em determinada rede, a maioria deles mantém um perfil ativo em todas elas.

Para uma empresa pode ser trabalhoso ter uma presença digital tão ampla assim. É necessária interação, produção de conteúdo em diferentes formatos e muito planejamento.

Com a ajuda de um influenciador, você pode ampliar o impacto de sua marca junto ao público-alvo, expandindo sua presença digital a redes em que ela não seja tão expressiva, e fortalecendo-a em locais em que ela já exista. Isso tudo se resume a mais pessoas em mais redes sociais tendo uma boa primeira impressão sobre seu produto.

Veja, portanto, que o marketing de influenciadores se adequa perfeitamente aos moldes do marketing digital atual: um público maior e mais diversificado pode ser atingido, e essas pessoas já passam a conhecer sua empresa por meio de uma opinião favorável dada por alguém em quem elas confiam.

Agora que você sabe a importância de se aliar a influenciadores, leia nosso post sobre os principais tipos de influenciadores digitais e veja qual é o mais interessante para seu negócio!