O trabalho de comunicação digital desenvolvido por uma empresa deve ser sempre medido. Esses dados permitem adaptar estratégias, corrigir falhas de processo e potencializar os resultados. Tal processo também é importante quando se opta por explorar o marketing de influência.

Existem diversas maneiras de mensurar o trabalho com os influenciadores. Para isso, é necessário definir as métricas certas e que sejam capazes de demonstrar o retorno que essas ações geram para a marca. É essa análise que irá assegurar que você escolheu a melhor estratégia para sua empresa.

Nos próximos tópicos explicaremos um pouco mais sobre como mensurar o marketing de influência. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar!

1. Mensure resultados

No marketing de influência, é possível avaliar os resultados gerados pelos seus influenciadores. Se ele compartilhou um link que direciona para o seu site, então é possível medir a quantidade de pessoas que usaram esse “atalho”. Agora, se a divulgação aconteceu pelo YouTube, há até a possibilidade de descobrir quantos leads foram gerados.

Dessa forma, a mensuração de resultados pode se tornar um instrumento fundamental para que você possa avaliar as estratégias adotadas, a contribuição do influenciador para o seu negócio e compreender melhor o comportamento do seu público-alvo.

2. Analise as métricas

Existem várias métricas que podem ser usadas nesse processo, mas a definição delas está ligada aos seus objetivos de marketing. Vejamos:

  • Brand Awareness – Ações que buscam apresentar a sua empresa ou produto a um número maior de pessoas. Para isso, pode-se observar: visitantes e pageviews, visualização do vídeo e cliques no link;

  • Engajamento – O objetivo é gerar interação com a sua marca. Então deve acompanhar: comentários no blog, tempo de permanência em uma determinada página e interações e menções nas redes sociais;

  • Gerar leads – Quando o objetivo é atrair clientes em potencial, as métricas são: formulários preenchidos, downloads de e-books e outros materiais, inscrições em webinários, assinaturas em newsletter e e-mail marketing, taxa de conversão e custo por lead;

  • Vendas – Aqui, a ideia é de que o influenciador leve as pessoas a comprarem com você. Analise vendas online, receita, ticket médio e, também, custo de aquisição de clientes.

3. Calcule o ROI com influenciadores

O Retorno Sobre Investimento (ou ROI na sigla em inglês) é uma métrica importante e que ajuda a determinar qual rendimento você obteve sobre uma determinada ação. O que, consequentemente, demonstra se o trabalho está dando resultado ou se não vale a pena seguir em frente com ele.

No marketing de influência, o ROI pode ser medido a partir de uma análise simples de resultados:

  • é possível saber de onde vem o tráfego do seu site. Assim, verifique quantas pessoas chegaram até você por meio de uma ação do influenciador;

  • em seguida, observe quantas dessas pessoas se tornaram leads efetivos;

  • depois, veja quantos leads foram convertidos. Com esse resultado, fica fácil calcular o valor necessário para conquistar esses novos clientes e verificar qual retorno eles geraram.

4. Contrate uma consultoria especializada

Uma estratégia de marketing de influência exige análise e estudo para definir qual o melhor influenciador para uma campanha – um trabalho que exige esforço e dedicação. Para isso, a plataforma Airfluencers oferece os recursos necessários para gerar as informações mais relevantes para uma campanha desse tipo.

Com ele, é possível encontrar por meio de filtros de comportamento e outras métricas inovadoras, os perfis mais alinhados com a sua marca. Além disso, permite ainda visualizar o histórico de atividade do influenciador nas redes em que atua, seu comportamento e discurso online, assim como as interações das suas postagens. Dessa forma, o Airfluencers oferece as ferramentas necessárias para criar uma estratégia de marketing de influência que dê resultados para o seu negócio.

Gostou deste artigo sobre como medir os resultados do marketing de influência? Então não deixe de conhecer o trabalho da Airfluencers!