Influenciadores digitais têm uma série de recursos à disposição para distribuírem seu conteúdo e permanecerem em contato com o público. Um exemplo disso é a live no Instagram, uma forma de transmitir um vídeo ao vivo para os seguidores e interagir com eles em tempo real.

Como qualquer outro instrumento de marketing, a live deve ser devidamente planejada e executada pelo influenciador, já que erros nessa execução podem danificar a imagem dele e prejudicar os seus resultados.

Quer ajuda? Veja, a seguir, as informações mais importantes sobre como conduzir uma live no Instagram e aprenda como esse recurso pode ajudar sua carreira de influenciador!

Por que realizar lives no Instagram é essencial para influenciadores?

Acesso a conteúdo inédito

O público gosta de se sentir valorizado e em contato com um conteúdo exclusivo. Uma live no Instagram permite um olhar privilegiado para alguns momentos únicos da vida daquele influenciador. Além disso, os seguidores recebem uma notificação quando a personalidade está realizando uma transmissão ao vivo, potencializando ainda mais a visibilidade desse conteúdo.

Divulgação periódica do trabalho

Por ser capaz de atrair a atenção do público, uma live no Instagram se torna um instrumento decisivo para o influenciador aumentar a visibilidade própria e do trabalho que produz. O seu conteúdo fica em uma vitrine que chama a atenção e consegue impactar o público em tempo real de maneira estratégica.

Interações em tempo real

Uma live no Instagram não é um meio de comunicação de via única. O público também pode usá-la para interagir com o influenciador, criando um vínculo mais especial do que aquele visto em comentários de fotos. Afinal, a personalidade pode notar essas interações e responder ao vivo para o seguidor, tornando o momento mais marcante ainda.

Mais credibilidade

Com tantos influenciadores atuando na internet, fica cada vez mais difícil se destacar e transmitir credibilidade ao público. É alto o risco de suas atualizações soarem falsas, ficando nítida a necessidade de contar com um meio que permita um olhar sincero e verdadeiro sobre o seu cotidiano.

Um dos benefícios de uma live no Instagram é o aumento dessa credibilidade, que certamente será positivo para a imagem do influencer.

Como um influenciador pode acertar na criação de uma live no Instagram?

Planeje bem cada live no Instagram

Não é porque uma live no Instagram é uma oportunidade de transmitir autenticidade ao público que o influenciador deve abrir mão de um bom planejamento. É importante ter em mente o que será dito e mostrado, além de preparar as locações que serão filmadas e antecipar possíveis problemas para resolvê-los.

Defina o horário correto

O que determina a escolha correta de horário para uma live no Instagram é o perfil do público-alvo. Se o influenciador costuma falar com pessoas que têm as tardes livres, então, essa deve ser a hora escolhida para a transmissão ao vivo. Também é importante levar em consideração os dias da semana mais indicados para isso, usando o mesmo critério.

Divulgue a live com antecedência

Por mais que o Instagram notifique os seguidores no início da live, o influenciador pode contar com muito mais alcance se divulgar a data e o horário da transmissão antes. Isso pode ser feito na forma de um post de aviso, chamando o público para acompanhar a live no Instagram com alguma prévia do que será mostrado, por exemplo.

Escolha uma duração adequada

Uma live no Instagram não deve ser curta nem longa demais. Para o influenciador ter certeza da duração ideal, é necessário olhar para os seus próprios indicadores do passado. Em quais transmissões conseguiu mais audiência e engajamento? Baseie-se na duração delas para permanecer acertando nessa área.

Um influenciador pode aproveitar uma série de benefícios ao trabalhar com uma live no Instagram. Esse é um jeito eficaz de entrar em contato com o seu público e produzir um conteúdo diferenciado, que o deixará mais próximo de sua audiência. Para isso, é necessário adotar as estratégias corretas e ficar de olho nas tendências para se antecipar.

Quer saber mais sobre como aproveitar todo o potencial dessa plataforma? Continue no blog e aprenda, então, como montar uma estratégia de marketing de influenciadores no Instagram!