O tema política está presente na internet, seja por discussões de ideologias ou compartilhamento de conteúdo. Devido a quantidade de ferramentas e a abertura para as mais diversas publicações, os debates, as exposições e posicionamento político estão ganhando cada vez mais espaço e formando os influenciadores políticos. Neste artigo, vamos apresentar alguns deles e seu desenvolvimento nas redes sociais. 

No Twitter, no Facebook ou em outra plataforma on-line, essas personagens vêm ocupando espaço nas discussões sobre temas de grande relevância para o País. Suas opiniões são levadas em consideração por um grande número de seguidores, o que demonstra a abrangência do trabalho desenvolvido por esses influenciadores.

Muitos desses observadores digitais não têm um trabalho intrinsecamente ligado à cobertura ou à análise da política nacional. Porém, são justamente os seus posicionamentos em relação ao assunto que atraem muitos internautas. Mas há também aqueles que se especializaram em analisar esses assuntos do cotidiano nacional.

Quer saber quem são essas pessoas? Confira, a seguir, uma lista com 6 dos principais influenciadores políticos do Brasil.

1. Rodrigo Moller

Natural de Indaiatuba, São Paulo, Rodrigo Moller tem, no Twitter, a sua principal plataforma para exposição das suas ideias. Lá, ele conta com quase 62 mil seguidores e já acumula mais de 49 mil tweets. Suas postagens tratam do cenário político em geral e também trazem opiniões sobre temas sociais.

Rodrigo Moller tem um Airfluencers Score de 991 - métrica que avalia a qualidade do engajamento de um perfil nas redes sociais, com notas que variam de 0 a 1.000.

2. George Marques

É repórter da sucursal brasileira do “The Intercept”, grupo britânico de mídia que tem objetivo de “contribuir para maior transparência de órgãos de governos, empresas e sociedade”. Suas opiniões e análises no Twitter são acompanhadas por 106 mil pessoas. Já tweetou mais de 103 mil vezes. Em 2017, concorre ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo.

George Marques tem um Airfluencers Score de 852.

3. Cynara Menezes

Editora do site “Socialista Morena”, Cynara Menezes discorre, tanto no Twitter quanto no Facebook, sobre cultura, política, feminismo, direitos humanos, mídia, dentre outros temas. No Facebook, a fanpage do seu site conta com mais de 476 mil seguidores. Já o seu perfil no Twitter tem 128 mil seguidores e 177 mil tweets.

Cynara Menezes tem um Airfluencers Score de 592.

4. Pablo Villaça

Escritor e crítico de cinema, Pablo Villaça também vem se destacando com suas análises e comentários sobre política, sociedade e outros temas. Sua fanpage no Facebook é acompanhada por mais de 260 mil pessoas, e o perfil do Twitter conta com mais de 144 mil tweets lidos por 214 mil seguidores.

Pablo Villaça tem um Airfluencers Score de 343.

5. Marcelo Rubens Paiva

O escritor e colunista do grupo O Estado de São Paulo tem uma história bem próxima à política nacional. Seu pai foi preso, torturado e morto pela Ditadura Militar no Brasil. Sua mãe foi uma importante advogada na luta pela exposição dos crimes cometidos pelo governo militar e na defesa das causas indígenas.

Suas opiniões sobre temas sociais, cultura e análises políticas são acompanhadas por quase 90 mil pessoas em sua página no Facebook. No Twitter, Marcelo Rubens Paiva tem 718 mil seguidores e mais de 21 mil tweets.

Marcelo Rubens Paiva tem um Airfluencers Score de 191.

6. Felipe Moura

Colaborador do site "O Antagonista" e comentarista da rádio Jovem Pan, Felipe Moura já integrou a equipe da revista Veja. As análises, opiniões e coberturas políticas o colocam como o principal influenciadorpolítico no Brasil. Sua página no Facebook conta com mais de 251 mil seguidores e o perfil no Twitter com 666 mil seguidores e mais de 23 mil tweets.

Felipe Moura tem um Airfluencers Score de 335.

Apesar de Pablo Villaça, Marcelo Rubens Paiva e Felipe Moura serem conhecidos por seus comentários e análises políticas, eles não têm uma performance de destaque nas mídias sociais em que atuam, ao contrário de Rodrigo Moller, George Marques e Cynara Menezes, que são referências nas categorias que representam e, por isso, têm um poder de influência maior e Airfluencers Score acima da média.

Gostou deste artigo sobre os principais influenciadores políticos? Quer saber mais sobre como os influenciadores digitais podem ajudar na sua estratégia de marketing? Entre em contato com a Airlfuencers e informe-se!