Eles se tornaram referências em estilo de vida, moda, tecnologia e entretenimento. Em muitos casos, são mais famosos até do que celebridades tradicionais, como artistas da TV. Os influenciadores digitais revolucionaram o consumo de conteúdo na internet e também a maneira como as marcas planejam vender um produto no ambiente digital, aproveitando campanhas de datas sazonais, como o carnaval.

Os influenciadores digitais são resultado de uma época em que se tornou comum acompanhar um grande volume de conteúdo produzido por uma personalidade. Boa parte dessas pessoas têm o hábito de retratar seu cotidiano nas redes sociais e nos materiais que criam, já que é algo que gera alto grau de identificação junto ao público.

Quando um influenciador digital recomenda uma solução, uma parte considerável do público passa a conhecê-la e a considerá-la. Graças aos diversos influenciadores de nichos, você pode impactar precisamente o público-alvo da sua empresa.

Saiba mais sobre o assunto no post de hoje!

Como influenciadores digitais se tornaram tão relevantes?

Com a facilidade de criar e divulgar conteúdo de qualidade, surgiram diversas personalidades capazes de entreter segmentos de público bastante específicos com suas criações. Além disso, a tecnologia progrediu o suficiente para que essa audiência possa acompanhar esse conteúdo de onde estiver.

O segredo da força da maioria dessas personalidades está no conteúdo que produzem. É empregado um nível de qualidade capaz de agradar à audiência ao mesmo tempo em que é propagandeado sutilmente algo criativo e original, que atende aos interesses do público.

Conforme se desenvolvem, passam a entregar um material com cada vez mais qualidade técnica e criativa, contribuindo para que o sucesso aumente e para que os canais chamem a atenção das marcas.

Outro elemento decisivo é o apelo deles a segmentos específicos. Cada área de interesse possui suas personalidades, fazendo com que cada conteúdo seja bastante direcionado. Para vender um produto você pode realizar uma parceria com o influenciador digital que gera mais identificação com o público que você pretende atingir.

O que considerar ao trabalhar com influenciadores digitais?

Perfil do influenciador e conteúdo

Influenciadores digitais podem trazer diversos benefícios para as estratégias de marketing — desde que as personalidades certas sejam escolhidas. Como existem diversas opções bastante distintas, você precisa avaliar muito bem a audiência do influenciador e de que forma ele tem relação com o seu próprio público.

Além disso, vale a pena ter atenção especial ao tipo de conteúdo publicado pela personalidade. Ele possui relação com o que a sua marca pretende produzir? Com quais outras marcas já se associou no passado e quais foram os resultados desses cases? Uma ótima forma de fazer essa pesquisa é utilizando a plataforma Airfluencers.

Empréstimo de credibilidade

A maioria dos influenciadores digitais se tornou relevante graças à qualidade do conteúdo criado. Isso faz com que uma legião de fãs acompanhe o que dizem e recomendam — algo que representa ótimas oportunidades para as marcas que desejam vender um produto.

Para que a estratégia funcione, é necessário contar com um influenciador digital que tenha identificação com seu público-alvo e a sua área de atuação. Isso permite que você exponha o seu produto exatamente para quem tem perfil para virar seu cliente.

Quando uma empresa monta uma campanha para o carnaval, por exemplo, ela deve buscar influenciadores que já irão participar de alguma festa, bloco, baile ou desfile, porque seus seguidores já esperam por suas fotos e vídeos desse momento, em razão do seu perfil. Assim, associar a sua marca, será algo genuíno. No entanto, fechar uma parceria com uma personalidade que não participaria de qualquer folia e em razão do negócio com a marca, aparecer em algum bloquinho de carnaval, será um tiro pela culatra para ambas as partes.

Porta-voz da sua marca

Todo o poder de influenciar públicos que essas personalidades têm também pode causar danos à sua empresa se você não planejar as suas ações corretamente. Se não houver identificação com o público-alvo do influenciador e a marca, não será possível obter bons resultados.

É uma grande responsabilidade ter a divulgação do seu produto em mãos. A imagem dele poderá ficar associada por um bom tempo a um influenciador digital. Portanto, não apresse o processo de decisão para chegar ao escolhido. Tenha atenção especial à forma como o influenciador fala e interage com o seu público.

Os influenciadores digitais mudaram bastante o cenário digital e a maneira como as marcas atuam para impactar seus públicos. Ao elaborar uma estratégia para vender um produto, lembre-se de considerar o apoio dessas personalidades para impulsionar sua visibilidade. Elas podem trazer mais audiência e credibilidade à sua campanha.

Continue aprendendo mais a respeito desse assunto aqui no blog. Confira como identificar o público dos seus influenciadores em anúncios nas redes sociais!