Com o aumento da concorrência e o excesso de informação espalhado pela internet pode ficar difícil se destacar diante do seu público. Você pode se apoiar no marketing de influenciadores para trazer mais visibilidade às suas ações e atingir mais audiência.

Influenciadores são capazes de mover vastos públicos em direção a determinada marca e a força deles é particularmente alta em redes sociais como o Instagram. Cada vez mais blogueiros e blogueiras retratam seu dia a dia nessa plataforma e usam todo seu carisma para manterem seus fãs engajados.

Vamos montar uma estratégia de marketing de influenciadores para Instagram? Basta seguir os passos abaixo:

1. Determine quais são seus objetivos

O que a sua marca pretende conquistar com o marketing de influenciadores? Ela quer mais exposição? Vender um produto? Anunciar um lançamento? Depois de determinar esse detalhe é importante pensar em quais métricas conseguem mostrar o quão perto você está dessa meta, como número de vendas, alcance de conteúdo, entre outros.

2. Considere o perfil do seu público-alvo

Quem a sua campanha de marketing de influenciadores pretende atingir? Esse é um ponto essencial, porque não só vai determinar a abordagem do seu conteúdo no Instagram como também ajudará a apontar as personalidades mais adequadas para utilizar.

Leve em conta a faixa etária, gênero, profissão, dia a dia e o que mais fizer sentido para adaptar sua comunicação.

3. Avalie as opções de influenciadores

Cada segmento possui suas próprias personalidades, o que permite implementar campanhas altamente direcionadas. Em vez de simplesmente ir atrás do influenciador mais famoso, prefira aquele que gera mais identificação junto ao seu público-alvo e seus objetivos.

Tenha atenção especial ao tipo de conteúdo produzido pelos influenciadores e em como você imagina a atuação deles na sua estratégia.

4. Elabore um planejamento

Depois de determinar objetivos, perfil do público e possíveis influenciadores para a sua campanha, chega o momento de planejar a ação propriamente dita.

Preveja que tipo de posts no Instagram o influenciador produzirá ou de que maneira vai atuar dentro do seu próprio perfil. É importante implementar uma abordagem que faça sentido para sua marca e o público do influenciador.

5. Deixe o influenciador trabalhar

É natural que você queira controlar todo aspecto da participação do influenciador na sua campanha, mas contenha-se. Essa personalidade somente vai trazer bons resultados se atuar da forma que sua audiência já conhece. Portanto, evite tentar mudar isso. Se for necessário modificar demais o conteúdo do influenciador, então vale a pena trocar.

6. Analise seus resultados

Durante o curso da sua ação — e depois dela — você precisa ficar de olho nos números de performance. Leve em consideração quais as suas metas definidas no primeiro passo e o quanto você conseguiu de sucesso. Sem esse acompanhamento você não conseguirá encontrar os pontos em que acertou e errou, informações decisivas para suas próximas estratégias.

Agora você já conta com um planejamento completo para sua estratégia de marketing de influenciadores no Instagram. Essa rede social pode trazer ótimos resultados para a sua marca, bastando trazer a personalidade certa para conduzir as suas ações e acertar na abordagem. Siga todos esses passos e busque sempre fazer uma campanha melhor do que a outra.