O insight pode ser considerado como uma ideia capaz de solucionar um problema existente na companhia ou no mercado. Quando isso faz parte da estratégia da empresa, ela fica mais inovadora, atrai novos clientes e se torna mais competitiva.

Isso porque boas ideias contribuem para tornar todo o negócio mais eficiente, além de atender as necessidades dos clientes com mais objetividade e eliminar os custos desnecessários — tornando os processos mais fluidos.

Mas como gerar insights relevantes para o seu negócio? Continue lendo nosso post e veja as dicas que separamos especialmente para você. Boa leitura!

Mantenha o foco em suas concorrentes no mercado

As empresas concorrentes são uma grande fonte de inovação, então monitore-as constantemente. Assim, você poderá aprender com eles e aprimorar os produtos e serviços que oferece hoje.

O benchmarking é a ferramenta mais utilizada para isso. Essa estratégia de marketing tem o objetivo de coletar informações estratégicas dos seus concorrentes e usá-las como base para o crescimento do seu próprio negócio. Com isso, você poderá melhorar seu posicionamento e participação no mercado.

Além dos concorrentes, também é possível monitorar as categorias adjacentes — companhias que não são necessariamente suas rivais, mas podem assumir esse papel em determinado momento.

Para ficar mais claro, imagine uma cafeteria e uma loja de energéticos. São propostas diferentes, mas um cliente poderia deixar de tomar um café pela manhã para tomar um energético. Por isso, fique de olho nas categorias adjacentes.

Monitore as informações das suas redes sociais

As redes sociais, quando gerenciadas com qualidade, são uma excelente fonte de insights para melhorar a estratégia da empresa. Então acompanhe e analise constantemente suas principais redes sociais.

Ao analisar os dados das mídias sociais, você terá informações relacionados aos principais problemas dos seus concorrentes, suas fraquezas, o interesse de seus clientes e principais atividades dos usuários.

Para ficar mais claro, com esse monitoramento você poderá obter dados sobre a localização dos usuários, dispositivos utilizados, informações demográficas, temas mais discutidos na internet e monitorar determinadas regiões.

Além disso, você pode ter um contato mais rápido e próximo ao seu público-alvo. É possível acompanhar suas principais dúvidas, críticas e sugestões para melhoria do seu negócio. Tudo isso é uma grande fonte de ideias.

Aproveite o capital criativo da sua equipe de trabalho

Outra fonte de insights são seus próprios colaboradores — eles são capazes de gerar as maiores e mais audaciosas ideias para o crescimento do seu negócio. Então envolva-os nesse processo.

Para isso, você pode usar reuniões de brainstorming — em tradução livre, tempestade de ideias. Elas acontecem com uma quantidade de 9 a 12 colaboradores, todos com foco em gerar ideias para solucionar um problema proposto.

Outra possibilidade é usar a caixa de sugestões. Defina o problema que deve ser solucionado e solicite que os funcionários, em determinado período, depositem ideias sobre o assunto. É importante definir um foco e recompensar as melhores ideias.

Independentemente da ferramenta utilizada, é necessário apresentar dados relevantes e recentes do seu mercado de atuação. Isso facilitará o processo criativo dos seus colaboradores.

Essas são as principais dicas para gerar insight. Acompanhe seus concorrentes (e categorias adjacentes), monitore suas mídias sociais (e comunique-se com seus clientes online) e aproveite para estimular sua equipe na geração de ideias.

Agora que está por dentro do conteúdo e sabe como melhorar a estratégia da empresa em que atua, aproveite para continuar sempre por dentro das nossas novidades. Siga-nos nas redes sociais — estamos no FacebookLinkedInTwitterPinterest e Instagram.