“Eu sou uma representante da diversidade, com a qual as pessoas se identificam. Sou popular e procuro falar para a massa de forma verdadeira e espontânea. ‘Que tiro foi esse’ está na boca de todo mundo, de todas as idades e classes sociais, mostra o quanto nosso país é democrático”, diz a Jojo Todynho com exclusividade para o estudo feito pela Airfluencers sobre a relação das marcas com o fenômeno das redes sociais para o Meio e Mensagem.  

Que tiro de canhão foi esse Jojo? Está como um foguete nas redes sociais e na mídia. Recentemente foi contratada pela Havainas para protagonizar o comercial de carnaval.

Jojo tem motivos de sobra para pular esse carnaval. Seu hit “Que tiro foi esse” no canal do Youtube alcançou 112 milhões de views. O clipe da Anitta “Vai Malandra”, que em dezembro de 2017 esteve entre os top 50 global do Spotify, hoje registra mais de 186 milhões de views. Jojo, que saiu do Bangu, subúrbio do Rio de Janeiro, e está nos hits de sucesso há poucos meses, e já se encontrar na mesma centena que Anitta, é algo para cantar em voz alta.

Em seu post publicado no Instagram no dia 04 de fevereiro, ela revela que seu vídeo alcançou mais de 100 milhões de views no canal Funk Hit Vevo do Youtube. No texto a funkeira diz que muitos afirmaram que ela nunca atingiria a marca de um milhão de visualizações sem estar em grandes mídias.

“A mídia tradicional tinha o círculo de produção de conteúdo e tendências, que lançavam para a população por meio de grandes veículos, consumiam e disseminavam entre seus grupos. Agora esse fluxo é o contrário. Existem movimentos na sociedade que são divulgados nas redes sociais que viram hits e tendências e geram conteúdos para a grande mídia, que são pautadas por essas personalidades que surgem a cada momento”, comenta Augusto Cruz Neto, CMO da Airfluencers.

O tiro certeiro da Jojo está crescendo no Instagram, a rede que tem mais representatividade. O levantamento da Airfluencers aponta que desde o dia 21 de janeiro ela cresceu 20% de seguidores (2,2 milhões), com Airfluencers Score de 720 (métrica própria que avalia a qualidade do engajamento de um perfil nas redes sociais - com pontuação que varia de 0 a 1.000.). Apresenta a média de 565 mil visualizações, 50 mil curtidas e mais de 1.400 comentários. O post mais curtido atualmente é “Trabalhada no ouro…”, publicado no dia 01 de fevereiro, com o seu vestido para o Baile da Vogue, teve mais de 367 mil curtidas e 6 mil comentários.

“As redes sociais são um contato direto entre as pessoas, artistas e fãs. Todo mundo pode expor suas opiniões. Mas você deve lembrar que é uma estrada de mão e contramão, quem fala o que quer, pode ouvir o que não quer”, afirma a cantora.

O viral é uma corrente da comunicação. E as empresas buscam se associar com os geradores de virais, porque já criam uma campanha nessa corrente que está em propagação. É um investimento menor para uma audiência alta e que já está absorvida pelas massas. O mercado já se apodera disso para a marca se viralizar.

“As Havainas está mais interessada em entrar no funil de propagação da mensagem e chegar na ponta igual a um tiro de canhão, como se viesse de uma mídia tradicional, mas segmentado para o mundo digital. As marcas tentam ser catapultadas para cima, na mesma velocidade como a Jojo Todynho se criou e se alavanca a cada dia”, categoriza Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers e ainda alerta que as marcas sempre precisam estarem atentas sobre qual viral devem se relacionar, pois alguns fogem do nicho do público alvo.

A funkeira afirma que só associa às marcas, produtos e serviços que consome e acredita, porque ela traz verdade e a opinião própria em suas redes sociais. Para a equipe da Airfluencers e Meio e Mensagem, Jojo Todynho disse agradecer às empresas que deram a oportunidade e se associaram à sua imagem e disse que dará o seu melhor engajamento para fazer a coisa explodir! “Eu já fui camelô nas ruas do Rio de Janeiro e sei vender muito bem, tenho lábia!”. Bota lábia nisso!

Mapeamento Aifluencers da Jojo Todynho nas redes sociais oficiais.

Instagram

(avaliado no dia 08-02-18 com referência nos últimos 90 dias)

Base: 2,2 milhões de seguidores - crescimento de 20%

Score: 722

Temas do influenciador: Música e Entretenimento

Marcas Citadas: Universal Music Brasil, Spotify, Les Cinq Gym, BodyTech

Top Post: “Toda trabalhada no ouro…”.

Ela chegando ao Baile da Vogue, no dia 02-02-18. Gerou 365.644 mil curtidas, 6.082 comentários.

 

Facebook

(avaliado no dia 08-02-18 com referência nos últimos 90 dias)

Base: 1,5 milhões de fãs - crescimento de 0,5%

Score: 911

Temas do influenciador: Música e Entretenimento

Marcas Citadas: Universal Music Brasil, Spotify, Deezer, Dafiti

Top Post: Vídeo “Guento não”.

Ela faz um desabafo sobre uma crítica que a fizeram dizendo que Jojo precisava de marido, no dia 20-11-17. Gerou 7,5 Milhões de visualizações, 78 mil curtidas, 95.743 compartilhamentos e 15 mil comentários.